PARIS - INDO EM DIREÇÃO AO MUSEU DO LOUVRE, PARA UMA PASSEIO.

Paris - Museu do Louvre

É onde se encontram a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.

O Palácio do Louvre é uma estrutura quase retangular, composto pela praça do Cour Carrée e duas alas que envolvem o Cour Napoléon a norte e ao sul. No coração do complexo, está a Pirâmide do Louvre, acima do centro dos visitantes. O museu é dividido em três alas: a Ala Sully a leste, que contém a Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e a Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul.

O jardim do Carrossel está situado na parte Leste do jardim des Tuileries. Passa-se de um ao outro sem mesmo se dar conta. Da Pirâmide do Louvre, atravesse a Praça do Carrossel e você já chegou. O Arco do triunfo do Carrossel celebra a vitória da França na batalha de Austerlitz, em 1805, das tropas de Napoleão Bonaparte contra o Império russo e o Império austríaco. A escultura no topo representa uma obra tomada em Veneza como tesouro de guerra pelas tropas de Napoleão I. Trata-se de São Marcos acompanhado de uma carruagem de quatro cavalos. O original foi devolvido em 1815 após a derrota na batalha de Warterloo. As duas esculturas que cercam o Arco de triunfo são a História e a França vitoriosa de Antoine-François Gérard.  ( Site: ParisCityVision )

Em Paris, visistamos todos os dias essa região onde está instalado o museu no Palácio do Louvre,  é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).

Os jardins das Tulherias compõem um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel.