O Lago Todos los Santos é um lago localizado na região de Los Lagos, no sul do Chile , a 96 km a nordeste da capital regional Puerto Montt e a 76 km a leste de Puerto Varas , nos limites do Vicente Pérez Parque Nacional Rosales . Tem uma área superficial de 178,5 km² e uma profundidade máxima de 337 m. O estado do Parque Nacional do Lago garantiu a proteção ao seu meio ambiente. A bacia hidrográfica é amplamente coberta por florestas tropicais temperadas de Valdivian de idade antiga. A forma atual do lago é o resultado de processos glaciais e vulcânicos. Partimos de Petrohue numa viagem fantástica ao vilarejo de Peulla, uma parada obrigatória ( se você quiser ) antes de seguir para São Carlos de Bariloche ( Angentina ).

VULCÃO OSORNO

O vulcão Osorno é um vulcão ativo do tipo estratovulcão situado entre as províncias de Osorno e Llanquihue, na Região de Los Lagos, Chile. O Osorno é conhecido mundialmente como um símbolo da paisagem local e é conhecido também por sua semelhança ao Monte Fuji, situado na ilha Honshu, Japão. É um dos vulcões mais ativos dos Andes do sul do Chile, com 11 erupções históricas registradas entre 1575 e 1869. O basalto, o andesito e a lava gerados durante estas erupções alcançaram tanto a província de Llanquihue como o Lago Todos los Santos. As encostas mais elevadas do vulcão são quase totalmente cobertas de geleiras apesar da sua modesta altitude e latitude, sustentadas pela queda de neve substancial do clima muito úmido marítimo típico da região. Subimos para a estação de esqui, que foi fechada devido as condições climáticas desse dia, ventava muito, nevou e um frio de rachar lábios de pinguim.

PETROHUE - LAGOS E VULCÕES

O Parque Nacional Vicente Pérez Rosales está localizado na província de Llanquihue, Região de Los Lagos, Chile. Foi criado em 1926 e é o mais antigo do país. Abrange uma área de 253.780 ha e alturas variando de 50 até 3.491 metros. O parque contém trechos de mata virgem com grandes áreas cobertas com árvores nativas como coigues, Ulmeiros, olivillos e murta. O parque faz fronteira com a Argentina, dentro de sua área está localizado o Lago Todos los Santos. O lago tem águas verde-esmeralda e é rodeado por três vulcões cobertos de neve que também pertencem ao parque: o vulcão Osorno, Puntiagudo e a colina Tronador. Em seu interior se encontra o rio Petrohué, conhecido pelas quedas de mesmo nome e onde a torrente do rio desliza sobre grandes rochas. No local há também várias trilhas marcadas para caminhadas que terminam na mata nativa.
O Lago Todos los Santos foi descoberto pelos Jesuítas que viveram no arquipélago de Chiloé, estes buscavam uma rota para os pampas, com a intenção de instalar uma missão lá. A expedição partiu do mar, penetrou no estuário de Reloncaví até Ralún, descobrindo mais tarde que atravessaram o lago para o leste, seguindo o que é agora a rota internacional Perez Rosales. Os Jesuítas continuaram a fazer essa rota até abandonarem a sua missão no Lago Nahuel Huapi em 1718, passando o lago ao esquecimento. O lago foi redescoberto no Século XIX quando exploradores escalaram o vulcão Osorno, avistando o lago à leste. FONTE : Wikipédia