FREGUESIA FEITOSA - PONTES DE LIMA EM PORTUGAL

FREGUESIA FEITOSA - PORTUGAL

Feitosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Lima, em Viana do Castelo, Portugal. Com uma área de 3,07 km² e 1.363 habitantes (2011).A sua densidade populacional é 444 hab/km². Constituiu, até ao início do século XIX, o couto de Feitosa, do senhorio do arcebispo de Braga. Não é o sangue que define sua origem e família, e sim a localização geografica ou local onde nasceram e viveram seus ancestrais. 

Veja a seguir a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão da grandiosa Família Feitosa. Essa família possui vários descendentes importantes que são retratados no livro de Aécio Feitosa. O sobrenome Feitosa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

A família Feitosa tem origem toponímica e vem do latim Filictosa, que significa terra com muitas plantas. Provavelmente o fundador dessa família possuía terras férteis para o cultivo de seus alimentos e criação de animais. Nessa época era comum as pessoas serem chamados pelo nome das cidades, nome do oficio que exerciam, nome dos pais, entre outros. E com o passar do tempo eles se transformaram em sobrenomes. No Brasil, a maioria das pessoas que pertencem a Família Feitosa descende de João Alves Feitosa, século XVII. Ele era um sesmeiro, proprietário de terras doadas pelos capitães donatários que tinham recebidos elas de Portugal com o intuito de povoá-las, mas como eram extensas áreas o melhor método foi reparti-las em sesmarias. Esse método evitaria as possíveis invasões de estrangeiros. Os descendentes de João formaram uma das famílias mais poderosas e influentes da época.

Feitosas e a origem

Segundo os genealogistas, os descendentes dos Feitosa que vieram para o Brasil eram uma mistura de europeus, com árabes e mulçumanos – uma verdadeira mestiçagem. E a tendência foi se miscigenar mais ainda no país. Uma das figuras mais conhecidas dessa família foi o Coronel Manoel Martins Chaves, um verdadeiro cangaceiro. A família Feitosa foi tão conhecida que um de seus descendentes, Aécio Feitosa escreveu um livro chamado, “Feitosas Genealogia – Histórias Biografias” no ano de 1999, para retratar a vida de sua família.

FEITOSAS - SUAS ORIGENS E HISTÓRIAS.

Os Feitosas descendem de João Alves Feitosa, um português que, nos primórdios do século XVII, estabeleceu-se como sesmeiro perto de Penedo, na foz do rio São Francisco. Ele procedia da povoação de Feitosa, da Freguesia do Minho, Comarca e Concelho de Ponte de Lima, Portugal. Seus filhos Lorenço e Francisco enveredaram pelo interior da capitania, e foram parar num vale onde viviam algumas tribos Indigenas, e onde o homem branco ainda não tinha pisado. Esse lugar é o Vale do Inhamuns no Ceará. A famíla cresceu, e por muito tempo foi uma das mais poderosas e influentes famílias do nordeste brasileiro.

Leia mais: http://www.feitosa.com.br/

FEITOSAS E ARAUJOS.

Dai desta pequenina vila em Portugal, que fica a 375 km ao norte de Lisboa e  30 km a oeste de Braga, que partiu, provavelmente na primeira  década do séc. XVII, João Alves Feitosa que pertencia a família Feitosa daquela localidade, família que ainda hoje existe por lá.. Casou-se com uma filha de Manuel Martins Chaves, de Penedo, Alagoas, que então fazia parte da Capitania de Pernambuco. Com outra filha do mesmo Manuel Martins casou-se o português Antônio de sousa carvalhedo, que deu origem a família Araujo.Daí a primeira fusão entre os Feitosas e os Araujos.

Eram filhos do portugês João alves Feitosa :

1-Lourenço Alves Feitosa (comissário)

2-Francisco Alves Feitosa (coronel)"*

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.