FAMÍLIA MADRUGA - ESPANHA E PORTUGAL

O sobrenome Madruga tem origem galaica-portuguesa. A alcunha teve surgimento com o nobre Pedro Álvarez de Soutomaior, que viveu durante o século XV. O apelido “Madruga” utilizado pelo nobre Pedro Álvarez de Soutomaior se deu devido ao fato por ele realizar passeios a cavalo durante a madrugada. Pedro Álvarez de Soutomaior (ca. 1420-1486) pertencia à linhagem nobre galega dos Soutomaior, senhores do castelo de Soutomaior e grandes senhores de terras na Galiza, principalmente em Pontevedra. Era filho bastardo, mas foi legitimado em 1468 e herdou os domínos da Casa de Soutomaior com aprovação do rei Henrique IV de Castela, cujo reinado foi caracterizado pela anarquia e disputas entre as mais poderosas casas nobres do reino. 

REINO DA GALÍCIA - PEDRO MADRUGA

Dom Pedro Álvarez de Soutomaior foi uma das personalidades mais controvertidas da Galiza feudal. Madruga tinha a proteção do Rei Filipe IV de Espanha, que também era a majestade de Portugal. Existem diversos escritos sobre os feitos e ações de Pedro Madruga, dividindo opiniões de louvor e ódio.  Em 1648, Pedro Madruga, abusando de sua autoridade, iniciou uma guerra sangrenta e conquistou vários lugares, passando a ser considerado o “Rei da Galícia”. Depois caiu prisioneiro do Conde Benavente e foi executado pelos reis católicos, num mosteiro. Outra referência a este nome diz respeito ao registro de Garcia Gonçalves Madruga, militar português, citado em 1580.

O NOME MADRUGA E O BRASÃO DA FAMÍLIA

CARACTERÍSTICAS

Variantes do sobrenome Madruga

O sobrenome Madruga também possui uma série de variantes, a maioria deles com maior densidade na região de Portugal. Algumas das variantes são: Madurga, Madruaga, Madrugo, Madriga, Madrigga, Madrukah e Mataruga. Madruga possui um grande número de pessoas registradas especialmente no Brasil, em Cuba, Angola, Espanha e Portugal. Atualmente, em todo o mundo, totaliza-se aproximadamente 21.846 pessoas que carregam o sobrenome Madruga.

Brasão da Família Madruga

Diversas histórias contam sobre o Brasão da Família Madruga, no entanto, não há registros de uma imagem oficial que represente o brasão. De acordo com as informações obtidas ao longo da História, o brasão da Família Madruga constitui-se de um escudo de ouro. Em seu interior, sobressaído ao centro, há um sinople (ou sinopla) carregados de ouro.

Sinople nada mais é do que um tipo de quartzo que possui uma coloração avermelhada.