TEMPLO DEBOD

TEMPLO DEBOD

O Templo de Debod constitui um dos poucos testemunhos arquitectónicos núbio-egípcios completos que podem ser contemplados fora do Egito e o único destas características existente na Espanha. Construído no século IV a.C. pelo rei cuchita Adijalamani para reverenciar o Deus Amun, até há apenas algumas décadas situava-se 15 km ao sul de Assuão, no Egito, muito próximo da primeira catarata do Nilo e do grande centro religioso da deusa Ísis, em Filé. Templo de Debod originalmente. Originalmente as paredes do templo eram decoradas com ilustrações mostrando o rei Adijalamani como um faraó egípcio doando oferendas aos deuses. Essas pinturas perderam muito de seu brilho natural quando o templo ficou submerso no rio de Assuão.

Em 1961, devido à construção da nova represa de Assuão, as suas pedras foram desmontadas e depositadas na ilha Elefantinaaté o seu posterior traslado ao porto de Alexandria. Em 1968, o templo foi doado a Espanha pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel. Uma vez transferido a Espanha, pedra por pedra, o templo foi exposto a um complicado trabalho de reconstrução e restauração. 

O TEMPLO passa por manutenções desde 2017, então não fique triste se não estiver com o espelho d'água, pois é impressionante da mesma forma. 

 

O TEMPLO FICA NO PARQUE DA MONTANHA

PUERTA DE ALCALÁ

PORTA DE ALCALÁ

A Porta de Alcalá é um monumento situado na Praça da Independência, na Rua de Alcalá, em Madrid, na Espanha. É constituído por duas portas retangulares que ladeiam três arcos. Foi construído em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade. O projetista da obra foi Francisco Sabatini e as esculturas nela existentes são de autoria de Roberto Michel e Francisco Gutiérrez. 

PARQUE DEL RETIRO E PALÁCIO DE CRISTAL

PARQUE DEL RETIRO ( JARDINS DO BOM RETIRO DE MADRI )

Não se tem noção da beleza e o tamanho do local até conhece-lo.  O Parque do Retiro de Madrid ou os Jardins do Bom Retiro é um parque da cidade de Madrid, na Espanha. Foi criado entre 1630 e 1640 e tem uma área de 118 hectares. Em 1902, foi convocado um concurso nacional para construir um monumento ao rei Afonso XII. Que ganhou foi o arquitecto José Grases Riera com um projecto grandioso em bronze e mármore. Foi inaugurado a 3 de Julho de 1922. Edifício que mais sobressaí em todo o parque, o palácio de Cristal é uma estufa, e em conjunto com o lago artificial, foi edificado em 1887. Ambos nasceram no âmbito da Exposição das Ilhas Filipinas, onde se podiam ver flores dessas ilhas. Desde algum tempo que o espaço serve para exibir obras de arte contemporâneas. Aproveitar o parque ao máximo, vale passar o dia no local e fazer várias atividades, além de passear nos barcos ( $8,00 euros o ticket ) 

PORTA DE ALCALÁ E DO LADO DO PARQUE

MUSEU DO PRADO AO FUNDO DO PARQUE

PALÁCIO DE CRISTAL - PARQUE DEL RETIRO

PRAÇA ESPANHA EM MADRID

FONTE DA PRAÇA DE ESPANHA

PRAÇA DE ESPANHA

A Praça de Espanha (em castelhano Plaza de España) é uma das mais importantes de Madri, de onde sai a Gran Via, principal artéria da cidade. A praça possui uma fonte com tanque e zonas ajardinadas. Está ladeada por dois edifícios emblemáticos da cidade: a Torre de Madrid e o Edifício Espanha. O conjunto escultórico no meio da praça homenageia o escritor Miguel de Cervantes, sua construção foi motivada pelo terceiro centenário da publicação da segunda parte do D.Quixote e sua posterior morte em 1616. O autor do projeto foi o arquiteto e escultor Rafael Martínez Zapatero. As figuras que compõem o conjunto são o próprio Cervantes, sentado e, na base, as estátuas de D.Quixote e Sancho Pança. O trabalho foi concluído depois de finalizar-se as estátuas de Dulcinéia e Aldonza Lorenzo.