CALÇADÃO DA BEIRA MAR DE FORTALEZA - CEARÁ

Um dos principais cartões postais de Fortaleza ( Ceará ), terra da luz, a Avenida Beira-Mar, com três quilômetros de extensão, surgiu em 1960, e atualmente, tem o metro quadrado mais caro da cidade: R$ 10 mil aproximadamente. Em um passeio de visita a capital cearense é fácil encontrar pessoas de todo lugar do Brasil e do Mundo, gente que esta de férias ou simplismente moradores da cidade, passeando pelo lindo local, vão de carro, ônibus, bicicleta, a pé ou skate. Além de um local para encontros, passeios, exercícios e boas fotografias, a Avenida Beira Mar é um lugar de comércio e turismo e conta com uma rica rede hoteleira. Do Oriente, além dos turistas, a Avenida Beira-Mar também ganhou o Jardim Japonês. O ponto turístico feita em homenagem “ao centenário da migração japonesa no Brasil” foi inaugurado em 11 de abril de 2011. O equipamento custou R$ 1,8 milhão e demorou dois anos e oito meses para ser finalizado.

A Avenida Beira-Mar também abriga muitos sabores. Tem peixada, guaraná da Amazônia, o “mais doce abacaxi da cidade”, água-de-coco, camarão, milho. A baiana Lúcia Souza ajuda nessa mistura e há quase trinta anos vende acarajé no calcadão, um dos quitutes mais procurados pelos visitantes. Na outra ponta, a Avenida Beira Mar preserva o que há de mais artesanal na tradição cearense: a pesca de jangada. A avenida de muitos prédios e hoteis tem sobreviventes do passado, como a Igrejinha de São Pedro e casa de dona Neuza Miranda construída há 51 anos e uma das poucas que resistiram.

 

Fonte de Consulta : http://g1.globo.com

 

 

BEIRA MAR DE FORTALEZA

LINDA BEIRA MAR DE FORTALEZA

ESPIGÃO ( SÃO TRÊS NA ORLA )

ESPIGÃO

CALÇADÃO DA BEIRA MAR

BARRACAS AO LONGO DO CALÇADÃO

CLUBE DO NÁUTICO

QUADRAS ESPORTIVAS

JARDIM JAPONÊS

JARDIM JAPONÊS

JARDIM JAPONÊS

IRACEMA DOS LÁBIOS DE MEL

ATERRO

CLUBE IDEAL

TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

O nome do Teatro foi dado em homenagem ao escritor José de Alencar, autor de romances como O Sertanejo, Iracema, O Gaúcho, O Guarani, O Tronco do Ipê e muitos outros. José de Alencar é cearense, nascido em Messejana, onde viveu toda a sua vida.  O Teatro José de Alencar é um teatro localizado no centro da cidade de Fortaleza, no Ceará. É referência artística, turística e arquitetônica no país, além de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Enquanto teatro-monumento, conta com seleta programação cênica e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas. Além disso, por meio das construções e equipamentos anexos, é considerado um grande espaço aglutinador de pesquisa, formação, produção e difusão artística. 

Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910. Apresenta arquitetura eclética e sala de espetáculo em estilo art nouveau de três andares que comporta 800 lugares. O complexo do Teatro conta ainda com auditório de 120 lugares, foyers, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2 600 metros quadrados, que sedia seu Centro de Artes Cênicas (CENA), além do Teatro Morro do Ouro; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre de capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar; a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; o Curso Princípios Básicos de Teatro e o grande jardim projetado por Burle Marx. 

 

 

 

OBRA PRIMA DA ARQUITETURA

FACHADA DO TEATRO

JARDIM DO TEATRO